top of page
Buscar
pieromaia

20/01/23, Cerimônia de São Sebastião (Oxóssi)



Celebrada no dia 20 de janeiro – como acontece anualmente – na sede da IEED-SP, a Cerimônia de Oxóssi (ou Cerimônia de São Sebastião, como também é conhecida) foi a primeira grande cerimônia exotérica de 2023.


Tendo como função principal trabalhar a saúde física das pessoas, a Cerimônia de Oxóssi tem íntima ligação com as forças da natureza, e por isso leva ao templo uma decoração especial - baseada em galhos e folhas de eucaliptos - para que os trabalhos ocorram. Além disso, nesse dia, os membros da Auréola IEED usam roupas em homenagem às vestes típicas de índios, caracterizando o elo da força de Oxóssi com a natureza.


No sincretismo, Oxóssi representa São Sebastião. Sobre essa representação, o texto de apresentação do programa, lido pelo Rev. Gilberto Borba no início da cerimônia, traz uma explanação bastante clara: “São Sebastião, que ao deixar a vida terrena foi pregado a uma árvore, ficou com sua força ligada ao reino vegetal, formando a linha que, na Umbanda, tem o nome de Oxóssi, que são manifestações espirituais intimamente ligadas à Mata. É através da força da natureza, em junção com os astros, que São Sebastião procura dar às criaturas a necessária calma, preparando o físico e a mente, afastando os obstáculos que dificultam a ascensão espiritual.” Ainda segundo o texto, as pessoas que comparecem à cerimônia devem estar “limpas de coração e de alma, vigiando seus defeitos e fortalecendo a mente, para que a força homenageada possa melhor ajudá-las”.


Após a descrição do significado de Oxóssi, o Iluminado Mata Virgem, entidade dirigente da cerimônia, fez-se presente por meio do Diretor Espiritual, Rev. Sérgio Rangel, e antes de dar início aos trabalhos, saudou a todos e falou brevemente sobre a importância daquela noite.


Na sequência, as crianças da Oração Dominical e a Mocidade da IEED-SP realizaram seus números artísticos em homenagem a Oxóssi. Enquanto os pequeninos da OD pintaram seus rostos com tintas para simular um rito típico indígena enquanto ouviam o Hino Nacional Brasileiro em Tupi Guarani, os jovens da Mocidade apresentaram ao Iluminado Mata Virgem lindos colares ornamentais indígenas.


Assim, os preparativos para a continuação da cerimônia foram concluídos, e os trabalhos espirituais puderam ser realizados sob o comando do Iluminado Mata Virgem, com a maestria e a beleza que Oxóssi merece.


Salve à força de Oxóssi. Salve à força da Mata.


Confira a seguir algumas fotos da cerimônia. Para ver uma foto em tamanho maior, basta clicar sobre ela.




232 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page